terça-feira, 28 de julho de 2009

Artigo: Ser Rico


É bem possível que, pelo menos em algum momento durante sua vida, o desejo de ser rico já tenha passado pelo seu pensamento.

Você provavelmente pensou em todos os benefícios que poderiam advir desta condição. Não teria mais que passar nenhuma necessidade, além do fato de que estaria na posição de desejar muitas coisas, e com a certeza de poder adquiri-las. Vários carros 0 km na garagem, comer em restaurantes de primeira categoria, viagens ao exterior, etc. Bom, e para não ficar com aquele incômodo sentimento de culpa, também se aventurou a pensar que ajudaria muitas outras pessoas que estão passando necessidades, família, amigos e até mesmo os irmãos em Cristo. Sim tudo se encaixaria perfeitamente nesta sua nova condição de detentor de grande riqueza.

  • Ricos na Bíblia

Na Bíblia, há vários exemplos de pessoas que tinham um relacionamento com Deus e que foram extremamente ricas, principalmente no Antigo Testamento.
Por causa da bênção de Deus, Abraão enriqueceu muito, tanto em gado, como em prata e ouro (Gn 13:2). O mesmo aconteceu com Isaque. "O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. (Gn 25:13). Com Jacó não foi diferente. (Gn 36:7). Salomão, além de toda a sua sabedoria, também foi o rei mais rico de Israel (1 Cr 1:12). E os rebanhos de Jó espalhavam-se por toda a terra (Jo 1:10b).
No Novo Testamento, embora em menor escala, há outros exemplos tais como José de Arimatéia, que foi discípulo de Jesus (Mt 27:57), Zaqueu, o chefe dos publicanos, que se converteu (Lc 19:1-9), Cornélio (At 10:1), entre outros.

  • Posso desejar a riqueza?

A Bíblia nos adverte quanto ao desejo de ficar rico. "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos." (1 Tm 6:9-10 - NVI).
Quando desejamos a riqueza, ficamos totalmente expostos aos perigos que o apóstolo Paulo tão sabiamente coloca aqui. Certamente teríamos muitos exemplos de pessoas, cristãs ou não, que, por cobiçarem o dinheiro, arruinaram-se completamente. Na verdade, este triste quadro repete-se diariamente, alguns dos quais são amplamente expostos pela mídia.
Creio que devemos buscar a excelência em tudo aquilo que fazemos, sem nos preocuparmos se enriqueceremos ou não. Caso venhamos ser ricos, devemos usar estas posses segundo a diretrizes do Senhor.

  • Riqueza: Privilégios x Responsabilidades

Não tenho dúvidas de que a razão pela quais muitas pessoas desejam enriquecer é para gozar dos privilégios que a riqueza traz consigo. Primeiramente, a satisfação das necessidades, que rapidamente passa para o campo dos desejos, logo chegando ao esbanjamento e ostentação.
Embora não exclua os privilégios da riqueza, certamente a perspectiva bíblica se concentra nas responsabilidades provenientes dessa administração. Na Parábola dos Talentos (Mt 25:14-30) fica claro que os servos, aos quais os talentos haviam sido confiados, tinham a responsabilidade de administrá-los fielmente e fazê-los multiplicar. Além do mais, como disse Jesus, "A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido." (Lc 12:48b-NVI).

Concluindo

Desejar o enriquecimento é algo a que todos nós estamos expostos.
Embora a Bíblia nos dê fartos exemplos de pessoas ricas que tinham um relacionamento com Deus, devemos estar alerta para os perigos da riqueza.
A perspectiva bíblica enfatiza muito mais as responsabilidades na administração das riquezas do que os privilégios dela provenientes.
Jesus também nos adverte para o perigo de sermos atraídos pelo desejo de enriquecer: "Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mt 6:21)
O mais importante é administrarmos fielmente tudo aquilo que Deus coloca sob nosso cuidado, seja muito ou pouco.

Paulo de Tarso é engenheiro civil e mestre em teologia. É o idealizador e organizador do Site, Palestra e Seminário Finanças para a Vida e do Projeto Educação Financeira para Todos


Por: Cássia Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário