terça-feira, 28 de julho de 2009

Artigo Sabedoria Financeira II

Infelizmente tem se tornado comum o fato de as pessoas cada vez mais se “afogarem” em dividas e mais dividas. E para evitar esses e outros problemas é necessária a sabedoria!
· Sabedoria ao ganhar: Muitas pessoas dizem que não conseguem economizar porque ganham pouco e seguem dizendo que se ganhassem mais conseguiriam fazê-lo facilmente. No entanto quanto mais se ganha mais se gasta e se você não faz do ato de economizar um habito, não conseguirá economizar nem ganhando 1.000.000 de reais. Não importa o quanto você ganha, tente guardar pelo menos 10% dessa quantia. E não mexa mais nela. Afinal se você vive com 400 reais viverá com 360 reais e ainda terá uma reserva para emergências!

· Sabedoria para dar: Saiba dividir, pessoas generosas que fazem boas ações sempre são retribuídas, embora não se deva fazer o bem esperando algo em troca! È necessária sabedoria para se doar dinheiro, não se deve gastar todo seu dinheiro apenas consigo próprio, faça o bem, doe, ajude, não seja mesquinho. No entanto não sai distribuindo dinheiro “a torto e direito”, antes de doar procure saber se a pessoa ou instituição realmente merece essa ajuda, se realmente precisa dessa ajuda, procure saber pra onde vai o dinheiro doado etc.

· Sabedoria para economizar: Se o ser humano soubesse economizar jamais se endividaria. É necessário sabedoria para se pensar em longo prazo, sermos visionários, pensar no futuro. Contudo o maior que temos enfrentado é o fato de darmos mais importância para os prazeres momentâneos e por isso acabamos nos enrolando em dividas intermináveis. E um dos motivos pelos quais nos endividamos é por não termos uma reserva, pois se acontece alguma emergência como quebrar o carro, ou precisar comprar uma roupa, ou algo que esta faltando em casa e nós não temos o dinheiro, a primeira opção é fazer um empréstimo, comprar no credito, ou mesmo no cheque especial e é ai que entram os juros abusivos e conseqüentemente as dividas intermináveis!


Comentário Pessoal: Sabedoria é necessária em todos os departamentos de nossas vidas para que possamos viver com qualidade. Saber economizar nos tempos de hoje tem se tornado um sacrifício principalmente porque nós seres humanos só queremos o prazer instantâneo, vivemos num mundo onde o que tem importado é a qualidade e o status. É preciso parar para pensar, enxergar que nossa vida é muito mais do que simplesmente gastar e consumir, temos que ter metas e objetivos estabelecidos, só assim conseguiremos ter o controle sobre nossas próprias vidas e nosso próprio dinheiro e não o contrario.

Por: Aline Trevizani

Nenhum comentário:

Postar um comentário